outubro 03, 2010

Madrid 03.10.2010


Desayuno em Cáceres com a família The Soaked Lamb. Gargalhadas e velhos hits românticos. Jantar em Madrid com parte da família madrileña. Concerto privado e intimista. Patchwork de emoções. Café e tortillas. Na manhã seguinte, mais uma despedida – a Marta voou de regresso a Portugal. Nós seguimos rumo a Donostia.
Susana

Andoni, Nicolas & June [03.10.2010 Madrid - Espanha]

Levamos a chuva connosco até às ruas de Madrid, onde os nossos olhos a sobrevoavam “en una Terraza bajo la lluvia”.
Contou-me o Andoni que o vento se ergueu de sobrolho franzido porque no seu dorso viajava a água de outras nuvens – o Nico diz-me num sorriso que será o primeiro a recebê-la com a sua bandeira de vitória (que coragem vive nas penas dele).
A June sussurrou-me silenciosamente como a brisa do mar: se o silêncio fora outro que não este onde todos os olhos me procuram, cantava contigo.
Meus três anjos…
Como se fora a soleira do Covil, sem ribalta nem ruído, regressamos ao coração de cada uma das canções.
João RuiAndoni, Nicolas & June – We bring the rain with us to the streets of Madrid, up to where our eyes flew over her in a terrace under the rain. Andoni told me that the wind woke up with strange eyes for in his back was travelling the water of other clouds – Nico tells me in a smile that he will be the first to receive her with his flag of victory (such courage in his feathers). June whispered me silently like the wind of the sea: if this silence was another, without eyes trying to find me, I would sing with you. My three angels. As if it was the porch of the Den, without the stage or noise, we went back to the heart of each song. João Rui

A vencedora do Passatempo Antena 3!!

A Marta Correia foi a grande vencedora do passatempo da Antena 3, que oferecia uma viagem de 2 dias a quem escrevesse a reportagem imaginária mais original acerca da tour dos a Jigsaw. Esta menina encantadora acompanhou-nos na tour durante os concertos de Cáceres e Madrid. Obrigada, Marta, pela tua sensibilidade, pela poesia das tuas palavras e pela tua amizade.

Bem-vinda à família! :D
Susana


Aqui fica a reportagem, a real, que a Marta Correia escreveu e que pode ser lida no site da Antena 3.


"Deixem-me contar-vos "A little Story"...salpico o coração com uma pitada de loucura e embarco nesta viagem para me encontrar com os a Jigsaw, sou levada por uma lagarta mecânica de cores comuns que se faz deslizar pelos trilhos traçados. Nesta corrida dos segundos com os minutos ganham as horas e eis que chego ao território da alcateia onde espera por mim a lobita Susana.
A delicadeza do ser de Susana faz-nos imaginar que os seus pezinhos andam sempre a saltitar de nuvem em nuvem...sou recebida com iguarias e histórias caseiras que tornam a viagem até Cáceres uma verdadeira delícia. O céu azul e as pinceladas castanhas denunciam la ciudad de Cáceres, os nossos pés conversam com as horas e dizem-nos que devemos apressar-nos até ao retiro onde irá decorrer o primeiro concerto.
Que vêem estes olhos?!? Edifícios de pedra que nos fazem viajar pelo tempo, ruelas que se abrem aos nossos passos...o refúgio musical surge diante de nós cercado por mistérios arquitectónicos, a minha atenção prende-se num em especial, se não soubesse que estávamos em Cáceres diria que estávamos em Verona diante da varanda de Giulietta...
O meu olhar desprende-se e avisto o lobo João a descansar o seu dorso num robusto degrau, rasgam-se sorrisos...procuramos o segundo lobo, Jorri, descobrimo-lo por entre outros seres que por ali andavam, estava atento aos movimentos irrequietos que se passavam no palco...é curioso. Apaga-se a luz do céu e fica o colorido do palco que rodopia ao som das notas musicais, bandas portuguesas num tango com as bandas espanholas entram neste Festival Europa Sur...os meus "Lion's Eyes" brilham com o momento Jigsaw e o "Idiot Smile" que trouxera comigo durante toda a viagem intensifica-se...a lua sentiu-se despida perante tanta beleza e escondeu-se...não vimos as suas purpurinas durante estas duas noites...
No final da noite, tacteámos o caminho até ao ninho onde iríamos descansar o pêlo, os lobos deixaram as lobitas adormecer sobre as pétalas gigantes das flores campestres, e eles, acomodaram-se na folhagem do Outono.
A noite deu lugar ao dia e após o aconchego do estômago lançámo-nos por mais um trilho rumo à floresta madrilena, a paisagem do caminho pareceu-nos familiar… tinha traços alentejanos. Já em Madrid dirigimo-nos para o abrigo caseiro que nos recebia de braços abertos e sorrisos largos para um concerto intimista, algo que nunca vira e que teve um sabor especial.
Experimentámos sabores espanhóis e brindámos com "three glasses of wine", as orelhas preparavam-se para mais um concerto aquecido com o calor das almas que lá se encontravam, e que insistiam em dançarcom as letras de "Like the Wolf"...a noite termina com as histórias do lobo contadas com o brilho de um olhar infantil e que deixa revelar o cão interior que há no lobo... O novo amanhecer em Madrid tem um aroma de despedida, são saboreados os últimos momentos na companhia da alcateia e chega a hora do meu "Return". Os meus pés são apoderados por uma espécie de magnetismo que me orientam pelo caminho labiríntico até à porta de embarque onde espera por mim uma enorme borboleta, a mesma que há dois dias atrás era uma lagarta transformou-se para me levar a casa.
Pousa em terras mouras e é anunciado o fim da viagem, estou aqui e em lado nenhum...foge-me o pensamento para a pergunta: "Terei sonhado durante três dias?"...olho para os meus pés...vejo partículas cintilantes...purpurinas...afinal a lua também lá esteve..."