dezembro 03, 2011

12 Anos



Não, não parece que foi ontem. Há demasiados baús a transbordar de memórias no convés do nosso coração. Retratos velhos, cordas partidas, laços quebrados e sorrisos… tralhas e tesouros que ali têm a mesma autoridade. Não se escolhe o que se guarda porque as cicatrizes têm uma vontade própria que nos escapa – e nós somos o que resta do que elas nos permitem. Assim se foi construindo a nossa identidade até ao que hoje somos e que já está em mutação como estava antes e estará depois. E enquanto este convés nos for um estranho, nós seremos dele atentos perscrutadores.
Há pouco menos dessa dúzia de anos, o Nuno Ávila escolheu uma K7 com umas canções nossas que havíamos entregue à fita, para passar na rádio: eram as primeiras canções de a Jigsaw. E há algo de mágico e irrepetível nesse momento em que pela primeira vez alguém escolhe a nossa música para com ela preencher as ondas de rádio; e é a nossa canção e não outra que naquele momento nos enfrenta. É como se te arrancassem o coração para que o pudesses ver melhor. E como se não bastasse esta bondade dele, anos mais tarde, o Nuno Ávila é responsável pela edição do nosso primeiro EP From Underskin. Sim, esse mesmo Nuno Ávila da Ruc. Esse da fé no nosso coração que nos comove e nos acompanha em cada acorde. Há um baú com o teu nome dentro do nosso convés e és sempre bem-vindo à nossa embarcação embriagada.
Perdoe-nos quem nos tem acompanhado todos estes anos se hoje decidimos falar apenas deste bom amigo que foi nossa pedra angular quando nem sequer sabíamos por onde iniciar a construção da nossa casa. Obrigado a todos vocês, Marinheiros embriagados & Piratas felizes.
João Rui, Susana Ribeiro, Jorri
a Jigsaw