outubro 01, 2011

"Strange enough", ela não é a nossa melhor amiga


Hoje, dia 1 de Outubro, celebra-se o dia da Música um pouco por todo o espaço público e dentro daqueles a quem ocorrer lembrar-se de tal celebração. É certo que a música nos acompanha, nos empurra, nos segura e adormece, mas ela não é a nossa melhor amiga. Porque as palavras pesam e as memórias se associam, Ela se entrega e se nos oferece, deixando que a escolhamos ao sabor dos nossos mais obstinados momentos. E se Ela nos mima e nos complementa em demasia, cabe ao Silêncio o lugar de nosso melhor amigo. É este o “strangest friend” de que falam os a Jigsaw no single de apresentação do novo álbum “Drunken Sailors & Happy Pirates”.


E é na comunhão deste estranho amigo que nos temos vindo a conhecer, a esquecer e a redescobrir. Sabendo que se as palavras falham temos de as deixar. E fartos do barulho não podemos deixar de nos entregar ao silêncio, à espera que Ele nos diga o tanto que sabe de nós.



Apesar de ser também hoje o dia de lançamento de “The Strangest Friend”, foi ontem que esta celebração conjunta começou. Depois de muitas horas de trabalho, muitas viagens, muitas emoções sem pátria e vozes sem linguagem, o João Rui, o Jorri e a Susana Ribeiro fazem agora o que de melhor sabem ser capazes: dão-nos música! E sim, que seja subentendido: dão-nos as melodias e as baladas que nos rejuvenescem o coração, mas também nos atiram para um labirinto de onde não sabemos sair, ludibriando-nos com palavras que de tão melancólicas, simbólicas, autênticas e pessoais, apenas vemos caminhar à nossa frente. 


Mas deixemos o corpo do álbum para depois... Dizia eu que a celebração tinha tido início ontem com a gravação do videoclip do single. Um dia passado numa casa em que o silêncio se fez ouvir sob a forma uma luz imponente que nos visitou. Pelas mãos do realizador António Ferreira essa luz foi desconstruída e distribuída com a mestria que lhe conhecemos e momentos singulares se viveram na presença dessa visão. Assistido pelo Nuno Portugal e o Leandro, o trio esteve incansável no compromisso entre a rigidez de um trabalho técnico e a presença de um conjunto de verdades que se sobrepõe.

Resta-me agradecer: aos a Jigsaw pela música, pelo tempo, o conhecimento, a amizade e irmandade e ao António pela oportunidade de ter visto a luz a desenhar-se.

Sofia Silva 
all photos © Sofia Silva, 2011